Cefaleia em Salvas Esteio, Rio Grande do Sul

Procurando por mais informações sobre Cefaleia em Salvas em Esteio? Encontre aqui endereços e telefones de hospitais e médicos em Esteio que podem esclarecer suas dúvidas sobre Cefaleia em Salvas. Aproveite para conseguir dicas e mais informações com nossos artigos informativos e conhecer os hospitais e médicos de sua região.

Gilberto Luiz Loef
(51) 3473-4508
Presidente Vargas 1774
Esteio, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Luciano Annerl
(51) 473-0736
Ferroviariosdos 119 - 804
Esteio, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Marizane Silva Barneche Santos
(51) 3473-0736
Rua dos Ferroviarios 119 - Cj 804
Esteio, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Gilberto Conceicao Macedo
(53) 3222-3160
Rua 15 - de Novembro 607 Salas 15 e 16
Pelotas, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Fernanda Etcheverry Almeida Silva
(53) 3225-3862
Quinze Deovembro 771 - 101
Pelotas, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Mario Tadeu Lobato Sperb
(51) 473-2415
Rua Dom Pedro 362
Esteio, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Gilberto Comparsi Apes
(51) 3473-3834
Dom Pedro 55
Esteio, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Rui Soares Silveira
(51) 473-1528
Ferroviariosdos 119 - 603/604
Esteio, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Leopoldo Amorim
3452-4903
Nossa senhora da conceição 216 (sala 401)
Sapucaia Do Sul, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Paulo Roberto Kratz
(54) 3261-2245
Rua Julio de Castilhos 940 - 401/ 402
Farroupilha, Rio Grande do Sul
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Cefaleia em salvas

Cefaleia em salvas

Definição
A cefaleia em salvas é uma dor que ocorre em um lado da cabeça e pode causar lacrimejamento dos olhos e congestão nasal. Os ataques ocorrem regularmente por uma semana até um ano, separados por longos períodos sem dor que duram, no mínimo, um mês, talvez mais.
Foto: ADAM
Dor da cefaleia em salvasVeja também:
Enxaqueca
Cefaleia tensional
Nomes alternativos
Cefaleia histamina; dor de cabeça – histamina; migrânea; cefaleia – em salvas
Causas, incidência e fatores de risco
A cefaleia em salvas é uma forma bastante comum de dor de cabeça crônica e repetitiva. Ela é mais comum em homens que em mulheres. As dores de cabeça podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns na adolescência e na meia-idade. Normalmente, elas atingem pessoas da mesma família.
Os cientistas não sabem exatamente o que causa a cefaleia em salvas, mas ela está, aparentemente, relacionada à liberação repentina de histamina ou serotonina pelo corpo.
Os fatores a seguir podem desencadear os ataques em salvas:
Álcool e fumo
Altas altitudes (caminhada, viagem de avião)
Luz forte (incluindo a luz do sol)
Esforço
Calor (clima quente, banho quente)
Alimentos ricos em nitritos (como bacon e embutidos)
Determinados medicamentos
Cocaína
Sintomas
Uma cefaleia em salvas começa como uma dor de cabeça forte e repentina. Geralmente, a cefaleia ataca de duas a três horas após a pessoa cair no sono, durante a fase dos sonhos (movimento rápido dos olhos ou REM). Entretanto, ela pode ocorrer enquanto você está acordado. Tende a atacar no mesmo horário do dia.
A dor atinge um dos lados da cabeça. Ela pode ser descrita como:
Ardente
Aguda
Constante
A dor pode ocorrer em um olho, atrás ou ao redor dele. Ela pode:
Envolver um lado da face, do pescoço à têmpora
Piorar rapidamente, chegando ao seu ápice dentro de cinco a dez minutos
A dor mais forte pode durar de 30 minutos a duas horas.
O olho e o nariz do mesmo lado em que há dor também podem ser afetados.
Os sintomas podem incluir:
Inchaço embaixo ou ao redor do olho (pode afetar os dois olhos)
Lacrimejamento excessivo
Olhos vermelhos
Rinorreia (corrimento nasal) ou uma das narinas congestionadas (mesmo lado da dor de cabeça)
Rosto corado
A cefaleia em salvas pode ocorrer diariamente durante meses, alternando-se com períodos sem dores (episódica), ou pode ocorrer durante um ano ou mais sem interrupção (crônica).
Foto: ADAM
Causa das cefaleiasExames e testes
Seu médico pode diagnosticar esse tipo de dor de cabeça realizando um exame físico e fazendo perguntas sobre os seus sintomas e histórico médico.
Se o exame físico for realizado durante um dos ataques, ele, geralmente, revelará a síndrome de Horner (queda unilateral da pálpebra ou diminuição da pupila). Esses sintomas não estarão presentes em outros momentos. Nenhuma outra alteração neurológica será observada.
Alguns exames, como a ressonância magnética da cabeça, talvez sejam necessários para descartar outras causas para as cefaleias.
Tratamento
O tratamento não cura as cefaleias em salvas. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas. A dor de cabeça pode desaparecer sozinha ou talvez seja necessário um tratamento para evitar o aparecimento da dor.
Fumar, ingerir bebidas alcoólicas, determinados alimentos e outros fatores que parecem desencadear a dor de cabeça em salvas devem ser evitados. Manter um diário sobre as suas dores de cabeça pode ajudar a identificar os desencadeadores da dor. Quando tiver uma dor de cabeça, anote o dia e o horário em que a dor começou.
O diário também deve conter anotações sobre o que você comeu e bebeu nas 24 horas anteriores, quantas horas dormiu e o que estava acontecendo na sua vida momentos antes da dor começar. Por exemplo: você estava sob estresse incomum? Também inclua informações sobre a duração da dor de cabeça e o que fez com que ela parasse.
O tratamento para a cefaleia em salvas envolve:
Métodos para tratar a dor quando ela ocorre
Medicamentos para prevenir o surgimento das dores de cabeça
Seu médico pode recomendar os tratamentos a seguir durante a ocorrência das dores:
Triptanos, como sumatriptano
Tomar anti-inflamatórios (esteroide), como a prednisona, durante semanas, começando com uma dose alta e diminuindo gradualmente
Respirar oxigênio a 100% (puro) costuma aliviar a cefaleia em salvas para algumas pessoas, principalmente quando as dores frequentes ocorrem à noite
Injeções do medicamento conhecido como di-hidroergotamina, que pode interromper os ataques em salvas dentro de cinco minutos (aviso: esse medicamento pode ser perigoso se usado em conjunto com o sumatriptano)
Talvez seja necessária uma combinação de medicamentos para controlar os sintomas da dor de cabeça. Como cada pessoa responde de maneira diferente aos medicamentos, seu médico pode tentar receitar diversos medicamentos antes de decidir qual é a melhor opção para você.
Os analgésicos geralmente não aliviam a dor das cefaleias em salvas. Eles costumam demorar muito tempo para surtir efeito.
Os medicamentos a seguir também podem ser usados para tratar ou prevenir os sintomas da dor de cabeça:
Medicamentos antiepiléticos, como o topiramato e o ácido valproico
Indometacina ou naproxeno
Carbonato de lítio
Bloqueadores dos canais de cálcio, como o verapamil
Propranolol
Amitriptilina
Ciproeptadina
Em casos raros, uma cirurgia em determinadas células nervosas próximas ao cérebro será indicada se os medicamentos não surtirem efeito.
Foto: ADAM
CérebroEvolução (prognóstico)
A cefaleia em salvas não é fatal e, geralmente, não causa alterações estruturais permanentes. Entretanto, ela é crônica e, frequentemente, muito forte, chegando a interferir no trabalho ou no estilo de vida.
Os efeitos colaterais dos medicamentos ou da cirurgia podem ser graves.
Complicações
Dores de cabeça que interferem nas atividades diárias
Síndrome de Horner
Efeitos colaterais dos medicamentos
Possíveis complicações da cirurgia para tratar as dores de cabeça:
Fraqueza muscular permanente no rosto ou na cabeça
Diminuição da sensibilidade em partes do rosto ou da cabeça
Ligando para seu médico
Procure seu médico caso as cefaleias em salvas não respondam ao tratamento, perturbem seu sono, ocorram sempre que você estiver ativo ou sejam acompanhadas por outros sintomas.
Os sintomas críticos são sonolência, alterações na visão, alterações motoras ou sensibilidade, convulsões, alterações na agilidade, náusea ou vômito.
Prevenção
Se você tiver tendência à cefaleia em salvas, pare de fumar. Também pode ser necessário evitar bebidas alcoólicas e todos os alimentos que são associados à cefaleia em salvas. Os medicamentos podem prevenir o surgimento da cefaleia em salvas em alguns casos.
Referências
Silberstein SD, Young WB. Headache and facial pain. In: Goetz CG. Textbook of Clinical Neurology. 3rd ed. St. Louis, Mo: WB Saunders; 2007:chap 53.
Bartsch T, Paemeleire K, Goadsby PJ. Neurostimulation approaches to primary headache disorders. Curr Opin Neurol. 2009;22(3):262-268.
Atualizado em 22/11/2010, por: Kevin Sheth, MD, Department of Neurology, University of Maryland School of Medicine, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.