Conserto e Manutenção de Automóveis Manaus, Amazonas

Procurando por Conserto e Manutenção de Automóveis em Manaus? Encontre aqui endereços e telefones de lojas e profissionais especializados em Manaus que podem te ajudar a encontrar Conserto e Manutenção de Automóveis em sua cidade. Aproveite para conseguir dicas e mais informações sobre Conserto e Manutenção de Automóveis com nossos artigos educativos.

Pemaza Comércio de Autopeças
(92) 3216-2192
Rua Doutor Abílio Alencar 211
Manaus, Amazonas
 
Rondo Peças e Serviços
(92) 3671-2388
Avenida Brasil 172
Manaus, Amazonas
 
Autorrodao
(92) 3233-5313
Avenida Tarumã 1492
Manaus, Amazonas
 
Dínamo Auto Moto Peças
(92) 3646-8592
Rua Paulo Eduardo de Lima 11
Manaus, Amazonas
 
Pemaza Comércio de Autopeças
(92) 3622-3203
Avenida Álvaro Maia 251
Manaus, Amazonas
 
Servitech Comércio de Peças para Veículos
(92) 3633-1354
Avenida Djalma Batista 315 lj 4
Manaus, Amazonas
 
Bom Preço Com de Autopeças
(92) 3613-1191
Bc Costa e Silva 918
Manaus, Amazonas
 
Autopeças King
(92) 3234-1888
Avenida Barcelos 484 A
Manaus, Amazonas
 
Marcodiesel Auto Peças
(92) 2123-4200
Avenida Djalma Batista, 122
Manaus, Amazonas
 
Autopeças Jerusalém
(92) 3663-9621
Avenida Codajás 602
Manaus, Amazonas
 

Como substituir uma correia de ventilador: conserto e manutenção automotiva

Atualmente, o nome “correia do ventilador” é um termo um pouco impróprio, porque a correia aciona bem mais do que apenas o ventilador. É freqüentemente definida como uma correia acessória. A correia passa ao redor de uma roldana anexada ao volante e movimenta bombas e engrenagens auxiliares como por exemplo a bomba de água, o compressor de ar condicionado, o alternador, os discos de freios, e a bomba da direção hidráulica. Alguns carros têm uma grande correia, que é uma serpentina, que movimenta todas as engrenagens auxiliares. Outros carros dividem o trabalho mais uniformemente, empregando duas correias. Assim, você pode ver que as correias do ventilador são peças muito importantes e devem estar presentes na lista de manutenção de seu carro, nos itens a verificar de tempos em tempos.
Independentemente de saber se o seu carro utiliza uma ou duas correias, você pode mudar sua correia com algum tempo e algumas ferramentas simples que você já tem em casa. Enquanto o capô de seu carro estiver aberto para esta tarefa, você pode aproveitar para dar uma olhada no compartimento de óleo; se for fazê-lo, sugiro então que consiga o seu exemplar de The Motor Oil Bible; este ebook lhe dará todas as informações necessárias para trocar com sucesso o óleo de seu carro.
Veja, então, como trocar a sua correia de ventilador:
Inspecção de rotina: Você deve inspecionar as correias sempre que abrir o capô para cuidar da manutenção de seu veículo. Procure por rachaduras e seções esfiapadas. Se qualquer parte da porção interna da correia estiver rachada, ou se qualquer parte do trançado da correia estiver esfarrapada, você deve substituí-la.Diagrama da Correia do Ventilador: Seu carro tem um diagrama que descreve o caminho da correia dentro do seu veículo especificamente. Antes de remover a correia do ventilador, verifique o diagrama sob o capô. Costuma estar sobre a cobertura plástica, acima da ventoinha. Siga exatamente o diagrama, quando remover a correia antiga e instalar a nova. O diagrama mostra também onde uma polia especial, o chamado tensionador da correia, está localizado. Você pode ajustar o tensionador para alterar o quanto a correia estará apertada quando passa pelas polias.
Remova a antiga correia do ventilador: Solte a correia antiga das polias. Você vai precisar de um puxão ou dois para afrouxar a tensão da correia. Os sistemas de tensão diferem entre as marcas, mas o efeito de cada um ainda é o mesmo: mantêm a correia apertada quando está em uso, e permitem que você ajuste a tensão desta correia. Neste caso, você precisa reduzir a tensão da correia para poder removê-la de cima de polias.
Obtenha uma correia do tamanho certo para substituição: Você precisará uma correia do tamanho certo para substituição em qualquer loja local de autopeças. É muito importante fazer corresponder a forma da nova correia do ventilador com a antiga. Leve a correia antiga com você até a loja, para comparar com a nova. Às vezes, a correia nova tem um comprimento um pouco diferente. Se a nova correia é mais ou menos um centímetro mais curta, então isso está OK. Ela provavelmente vai alongar um pouco com o uso. Mas, se a nova correia é um pouco mais comprida, peça ao vendedor para ajudar a encontrar outra que corresponda melhor. O que você não pode usar é uma correia mais comprida.
Instale a nova correia: Quando estiver substituindo as correias do ventilador, passe a nova correia através das polias, seguindo exatamente o mesmo caminho que o da velha correia (ou seja, conforme o diagrama que se encontra dentro do capô). Pode ser necessário desapertar um pouco mais o tensionador da correia, para conseguir passar a nova correia sobre a polia final. Consulte o diagrama da correia para verificar o seu trabalho. Após a correia estar no lugar, aperte-a utilizando o ajustador de tensão em seu carro.
Dicas úteis para consertar a correia do ventilador:

A correia deve estar tensa, e não deve “guinchar” quando o motor estiver funcionando. Para determinar se a correia está apertada o suficiente, remova qualquer coisa que pudesse ser apanhada nas peças móveis e ligue o motor. Ligue o ar condicionado. Se a correia não produz um som agudo, provavelmente está apertada o suficiente.
Quando você apertar a correia, tenha cuidado para não deixá-la apertada demais. Uma correia apertada demais colocará esforço demais em todas as polias no sistema, o que causará uma falha ao longo do tempo.
De vez em quando, a correia poderá produzir guinchos durante alguns dias após a instalação. Isso ocorre porque a correia estica um pouco às vezes. Basta apertar a correia um pouco de cada vez com o ajustador tensão, o que vai evitar que a correia faça sons agudos.

Agora você conhece um dos aspectos mais importantes de conserto de carros: a substituição das correias do ventilador. Boa Sorte!

Required Tools:
Chave inglesa aberta
Chave de fenda Philips
Caution:
Desligue o motor e desconecte a bateria, antes de tentar qualquer tarefa de conserto de seu carro.
Quick Tips:
Substitua as suas correias de ventilador sempre que tiver que substituir engrenagens auxiliares ou bombas.