Dermatite Seborreica Curitiba, Paraná

Procurando por mais informações sobre Dermatite Seborreica em Curitiba? Encontre aqui endereços e telefones de hospitais e médicos em Curitiba que podem esclarecer suas dúvidas sobre Dermatite Seborreica. Aproveite para conseguir dicas e mais informações com nossos artigos informativos e conhecer os hospitais e médicos de sua região.

Aramis Renato Budal Guimaraes
(95) 3132-2245
R Martin Afonso 705
Curitiba, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Ivan Jose Paredes Bartolomei
(41) 3077-4792
Rua da Paz 195 - Sala 1B
Curitiba, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Grau Clinicenter Pinheirinho
413-0168
R Amintas de Barros 990
Curitiba, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
José Marcos
(41) 3345-4477
Rua Guararapes 2208 - Casa
Curitiba, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Benjamin Nogueira Campos Neto
(41) 3283-3044
Rua Alcidio Viana 837 - Edificio Galeno
Sao Jose Dos Pinhais, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Dalton Fujiwara Chuman
(41) 3262-4488
Rua Madre Leonie 463
Curitiba, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Lucas Darci Segatti
(41) 9228-9178
Av. Iguacu 820
Curitiba, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Aracy de Cassia Pucu Costa Pinheiro
(41) 3013-4976
Av Republica Argentina 452 - Sala 1002/1003
Curitiba, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Cristina Hsin Wei Hsu Cleto
(41) 3035-5321
Rua Mendes Leitao 282
Sao Jose Dos Pinhais, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Irilea Cristina S. Settim
382-2153
R. Joao Angelo Cordeiro 770 - Sala 02
Sao Jose Dos Pinhais, Paraná
Especialidade
Clínica Médica

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Dermatite seborreica

Dermatite seborreica

Definição
A dermatite seborreica é uma doença inflamatória comum que afeta a pele e provoca a formação de escamas brancas ou amareladas nas áreas oleosas como o couro cabeludo ou dentro do ouvido. Ela pode ocorrer com ou sem vermelhidão na pele. Crosta láctea é o termo usado quando a dermatite seborreica afeta o couro cabeludo dos bebês.
Nomes alternativos
Caspa; Eczema seborreico; Crosta láctea
Causas, incidência e fatores de risco
Acredita-se que a dermatite seborreica seja causada pela combinação do excesso de produção de óleo na pele e irritação por um fungo chamada Malassezia.
A dermatite seborreica parece ser genética. Estresse, fadiga, mudanças bruscas de temperatura, pele oleosa, limpeza de pele esporádica e não lavar os cabelos com frequência, uso de cremes que contêm álcool, doenças de pele (como a acne) ou obesidade podem aumentar o risco da doença.
Condições neurológicas como doença de Parkinson, traumatismo craniano e AVC podem estar associadas à dermatite seborreica. O vírus da imunodeficiência humana (HIV) também já foi relacionado ao aumento de casos de dermatite seborreica.
Sintomas
A dermatite seborreica pode ocorrer em muitas partes diferentes do corpo. Em geral, ela se forma nos locais em que a pele é oleosa.
Foto: ADAM
As camadas da peleAs áreas afetadas com mais frequência são o couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, contorno do nariz, atrás das orelhas, no ouvido externo e nas dobras de pele na parte central do corpo.
A dermatite seborreica nos bebês, também chamada de crosta láctea, é uma doença inofensiva e temporária. Ela tem a aparência de escamas espessas, encrostadas, amarelas ou marrons no couro cabeludo.
Escamas parecidas também podem ser encontradas nas pálpebras, orelhas, ao redor do nariz e nas virilhas. A crosta láctea pode ocorrer em recém-nascidos e crianças pequenas de até três anos.
Ela não é contagiosa e não é causada por uma higiene inadequada. Ela não é uma alergia nem é perigosa. A crosta láctea pode ou não coçar. Se ela apresenta coceira, coçar excessivamente a região pode causar mais inflamação, e as rachaduras na pele podem sangrar ou causar infecções leves.
Em geral, os sintomas da dermatite seborreica incluem:
Lesões na pele
Placas espalhadas em uma região grande
Áreas oleosas na pele
Escamas que podem ser brancas e soltas ou amareladas, oleosas e aderentes (“caspa”)
Coceira (pode coçar mais se apresentar infecção)
Vermelhidão leve
Perda de cabelo
Sinais e testes
O diagnóstico é principalmente baseado na aparência e na localização das lesões na pele.
Tratamento
É possível tratar a caspa e a secura com xampus medicinais ou para caspa vendidos sem receita médica. Lave seus cabelos com frequência (se possível, diariamente). Solte as escamas com os dedos, esfregue por no mínimo cinco minutos e retire o xampu com água em abundância. Os ingredientes ativos desses produtos incluem ácido salicílico, alcatrão de carvão, zinco, resorcina, cetoconazol ou selênio.
Os xampus ou loções que contêm selênio, cetoconazol ou corticosteroides podem ser receitados nos casos mais graves. Para aplicar o xampu, reparta o cabelo em mechas pequenas, aplique em uma área pequena por vez e massageie o couro cabeludo. Se o problema estiver no rosto ou tórax, aplique a loção medicinal duas vezes por dia.
A dermatite seborreica pode melhorar no verão, principalmente com a prática de atividades ao ar livre.
No caso de bebês com crosta láctea:
Massageie a cabeça da criança suavemente com os dedos ou uma escova macia para soltar as escamas e melhorar a circulação no couro cabeludo
Lave a cabeça do bebê com cuidado e diariamente usando um sabonete neutro até que as escamas desapareçam. Quando isso acontecer, você pode diminuir as lavagens de cabelo para duas vezes por semana
Lembre-se de retirar o sabonete por completo com água em abundância
Escove o cabelo da criança com uma escova macia e limpa após cada lavagem e diversas vezes durante o dia
Se as escamas não se soltarem facilmente, passe um pouco de óleo mineral no couro cabeludo e enrole um pano quente e úmido na cabeça da criança por até uma hora antes de dar o banho. Depois disso, lave o cabelo como indicado anteriormente. É importante lembrar que os bebês perdem muito calor através do couro cabeludo. Se você usar um pano quente e úmido com o óleo mineral, verifique-o com frequência para não deixar o pano esfriar. O pano frio e úmido pode baixar drasticamente a temperatura do bebê
Se as escamas continuarem a ser um problema ou motivo de preocupação ou se a criança parecer desconfortável ou coçar o couro cabeludo, entre em contato com seu médico. Ele pode receitar uma pomada ou creme para aplicar no couro cabeludo várias vezes ao dia

Evolução (prognóstico)
A dermatite seborreica é uma doença crônica que pode ser controlada com tratamento. Ela geralmente apresenta longos períodos de inatividade seguidos por crises.
Complicações
Estresse psicológico, baixa autoestima e vergonha
Infecções fúngicas ou bacterianas secundárias
Ligando para seu médico
Marque uma consulta com o médico se os sintomas da dermatite seborreica não responderem aos cuidados caseiros ou aos produtos comprados sem receita médica. Também ligue para o médico se as placas de dermatite seborreica vazarem líquido ou pus, formarem crostas ou ficarem muito vermelhas ou dolorosas.
Prevenção
A gravidade da dermatite seborreica pode ser reduzida com o controle dos fatores de risco e com atenção redobrada com os cuidados com a pele.
Referências
Habif TP. Clinical Dermatology. 4th ed. St. Louis, Mo: Mosby; 2004:242-245.
Noble J. Textbook of Primary Care Medicine. 3rd ed. St. Louis, Mo: Mosby; 2001:762-764.
Atualizado em 13/5/2011, por: Kevin Berman, MD, PhD, Atlanta Center for Dermatologic Disease, Atlanta, GA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.
Todas as doenças

A A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde) – www.urac.org. O programa de reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificar se a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M. está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informações e serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a política editorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundador da Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação da Saúde na Internet) – www.hon.ch.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- 2011 A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.