Diagnóstico e Tratamento de Doença Renal Felina Maceió, Alagoas

Procurando por Diagnóstico e Tratamento de Doença Renal Felina em Maceió? Encontre aqui endereços e telefones de veterinários, pet shops, lojas e profissionais especializados em Maceió que podem te ajudar a encontrar Diagnóstico e Tratamento de Doença Renal Felina em sua cidade. Aproveite para conseguir dicas e mais informações sobre Diagnóstico e Tratamento de Doença Renal Felina com nossos artigos educativos.

Hospital Veterinário
(82) 2121-6464
Avenida Dona Constança de Góes Monteiro 18
Maceió, Alagoas
 
Clínica Veterinária Mundo Animal
(82) 3344-3204
Avenida Pratagy 696 B
Maceió, Alagoas
 
Caoveniencias Banho Tosa
(82) 3341-0099
Rua Sargento Nelmont 65
Maceió, Alagoas
 
Pedigree Veterinária
(82) 3327-7547
Rua Professor Sandoval Arroxelas, 830
Maceió, Alagoas
 
Clínica Veterinária Animal Amigo
(82) 3357-5117
Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros 1176
Maceió, Alagoas
 
Pink Show
(82) 3324-6500
Rua João Martins 105
Maceió, Alagoas
 
Clínica Veterinária É o Bicho
(82) 3337-1241
Rua General João Saleiro Pitao, 65
Maceió, Alagoas
 
Focinho e Cia
(82) 3221-6998
Rua Formosa 1246
Maceió, Alagoas
 
Clínica Veterinária Companhia do Bicho
(82) 3231-1241
Rua Engenheiro Mário de Gusmão 325
Maceió, Alagoas
 
Cani & Gatti Clínica Veterinária
(82) 3221-3373
Avenida Professor Loureiro 185
Maceió, Alagoas
 

Como identificar e tratar a doença renal felina

A doença renal felina é extremamente comum em gatos mais velhos, mas pode se desenvolver em gatos jovens. Gatos que desenvolvem a doença renal não começam a demonstrar sintomas até que percam cerca de 65-70% do nefrons de seus rins. Os nefrons são tubos em forma de funil que filtram e reabsorvem os fluidos no interior dos rins. Uma insuficiência renal felina acontecerá se mais de 75% dos nefrons são perdidos.
Quais são os sintomas comuns da doença renal felina?

Os sintomas mais comuns são:

Aumento da sede.
Alterações nos hábitos ligados à bexiga (aumento da frequência urinária, urinar em lugares estranhos, esforço ao urinar, e/ou sangue na urina).
Engasgos e/ou vômitos (ambos líquidos claros/espumosos e alimentos).
Outros sintomas incluem:

Perda de apetite e perda de peso.
Depressão e letargia.
Mau hálito (cheiro de amônia).
Aftas.
Abdômen mole.
Pelo fosco ou caindo.
Como a doença renal felina é diagnosticada?

Usar testes de sangue e urina para obter um diagnóstico exato é essencial, já que os sintomas dessa doença renal são semelhantes à várias outras doenças em gatos. O sangue será analisado para determinar o nível de vários componentes críticos como o nitrogênio na uréia sanguínea e a creatinina. Uma contagem de glóbulos vermelhos do sangue também será feita. A urina será testada para bactérias e sangue, bem como serão testados o nível de proteína e sua concentração.

Como a doença renal felina é tratada?

Dieta: Seu médico veterinário pode prescrever uma dieta baixa em proteínas, sódio, e fósforo. Ele também pode prescrever suplementos de potássio e vitamina B para compensar o que o gato perdeu. Também é importante que seu gato tenha muita água.
Estimulantes de apetite: A maioria dos gatos com problemas renais têm pouco apetite. Alimentos para bebês de carne, suco de atum, suco de comida para gato enlatada, ou outros incentivos similares podem ser adicionadas para ajudar a dar sabor aos alimentos e estimular o apetite do gato. Em casos extremos, uma alimentação forçada pode ser necessária. No entanto, isto só deverá ser feito por um veterinário.
Fluidos subcutâneos: Isto é feito administrando fluidos através de uma agulha inserida sob a pele do gato. Gatos severamente desidratados podem precisar ser internados para este tratamento. No entanto, é possível aprender como administrar os fluidos em casa.
Medicação: Uma medicação para problemas relacionados, como hipertensão ou anemia, pode ser prescrito. Injeções de Epogen podem ser recomendadas, bem como medicação oral para ajudar a limpar o sangue das toxinas liberadas pelos rins.

Hemodiálise: Uma hemodiálise é cara. Os equipamentos para esse procedimento são normalmente encontrados apenas em clínicas maiores ou em universidades com tais instalações.
Transplante renal: Um transplante renal vai custar vários milhares dólares e geralmente não é uma opção para gatos mais velhos. Gatos que vivem em abrigos e estão prestes a serem sacrificados são normalmente escolhidos como doadores com a condição de que o gato doador seja adotado.
Qual é o prognóstico para gatos com problemas renais?

O prognóstico de um gato depende da quantidade de danos causados aos rins. Com tratamentos fluidos, uma dieta adequada, e medicamentos, um gato pode viver durante vários meses ou mesmo alguns anos.